Este tipo de operação visa liquidar a exportação ou importação de bens, equipamentos e/ou serviços, sendo os respectivos documentos (ex.: facturas, documentos de transporte, seguro) enviados através dos bancos remetente e cobrador, sendo que o Banco BAI Europa pode actuar como banco do exportador (Banco Remetente) ou como banco do importador (Banco Cobrador).

Gráfico Remessas Documentárias

Remessas Documentárias de Exportação

Esta operação visa liquidar a exportação de bens, equipamentos e/ou serviços, sendo os respectivos documentos enviados através do Banco BAI Europa para o banco do importador.

O cliente exportador, após despachar a mercadoria, entrega os respectivos documentos (ex.: facturas, documentos de transporte, seguro) ao BAIE, sendo estes enviados para um banco do país do importador que os entrega ao mesmo, de acordo com as instruções de cobrança definidas (habitualmente contra pagamento).

Neste tipo de operações, os bancos intervenientes não assumem a responsabilidade de pagar os documentos, mas apenas de os entregar cumprindo as instruções transmitidas pelo exportador.  Estas remessas podem, contudo, ser financiadas se os bancos intervenientes assim o entenderem. Saiba mais em:

DESCONTO COMERCIAL

Beneficiários

Empresas exportadoras.

Vantagens

  • •    Facilita a obtenção de crédito bancário, através do desconto da remessa de exportação;
  • •    Método de pagamento que acarreta menores custos face a créditos documentários.

Remessas Documentárias de Importação

Esta operação visa liquidar a importação de bens, equipamentos e/ou serviços, sendo os respectivos documentos (ex.: facturas, documentos de transporte, seguro) enviados pelo exportador através do seu banco, para o Banco BAI Europa como banco do importador, que os entregará ao seu cliente contra pagamento da remessa ou cumprindo outras condições impostas pelo exportador.

Também neste tipo de operações, os bancos intervenientes não assumem a responsabilidade de pagar os documentos. No entanto, no acto da entrega dos documentos ao seu cliente (o importador), o BAIE poderá optar por aceitar o pagamento da remessa através da concessão de crédito ao importador pelo valor parcial ou total da mesma.

Beneficiários

Empresas importadoras.

Vantagens

  • •    Maior segurança e oportunidade de diferir o pagamento para após a verificação da documentação;
  • •    Método de pagamento que acarreta menores custos face a créditos documentários