1. 1. Segurança das informações trocadas entre o cliente e o Banco BAI Europa
  2. 2. Ambiente seguro - Ícone de cadeado
  3. 3. Acesso ao BAI Europa directo
  4. 4. Alteração dos dados de acesso
  5. 5. Período de validade dos dados de acesso
  6. 6. Terminar a sua sessão
  7. 7. Procedimentos de segurança adicionais a adoptar como utilizador
  8. 8. Número de tentativas permitidas
  9. 9. Contactos

 

1. Segurança das informações trocadas entre o cliente e o Banco BAI Europa

As informações transmitidas entre o utilizador e o BAI Europa directo (Internet Banking) passam por um processo de criptografia, utilizando o SSL (Secure Sockets Layer), permitindo a descodificação dos dados, de forma legível, apenas para o cliente e para o Banco BAI Europa, não permitindo a terceiros a intercepção da informação trocada.

Assim, por cada acesso realizado, essa chave de segurança não pode ser decifrada por terceiros, sendo de uso exclusivo do Banco BAI Europa. Essa chave possui todas as garantias de que o seu sistema é seguro.

 

2. Ambiente seguro - Ícone de cadeado

Atenção! Nem sempre a apresentação do ícone de cadeado significa que o ambiente é seguro. Caso deseje, existe outra forma de verificar a autenticidade do ambiente:

  • Para utilizadores do Internet Explorer basta fazer um clique com o botão direito do rato sobre o écran do BAI Europa directo e selecionar o item Propriedades. Clique no botão Certificados e poderá verificar que o certificado pertence ao Banco BAI Europa, e que o protocolo de segurança utilizado é o SSL 3.0, com chave de criptografia de 128 bits.
  • Para utilizadores do Netscape Navigator / Comunicator/ Mozilla Firefox basta fazer um clique com o botão direito no écran do BAI Europa directo e seleccione o item View Frame Info. Neste écran, poderá verificar que o certificado pertence ao Banco BAI Europa e que a página utiliza uma chave de criptografia de 128 bits, baseada no protocolo SSL.
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3. Acesso ao BAI Europa directo

Para identificação do utilizador, são usadas 3 senhas, permitindo 2 diferentes níveis de acesso:

Os dados de acesso ao BAI Europa directo (Utilizador, Password e Chave de Confirmação) permitem total acesso às informações da sua conta e às movimentações financeiras. Por isso, esses dados devem ser tratados com o mais absoluto sigilo. A guarda dos dados de acesso ao sistema é de sua exclusiva responsabilidade. Não caberá ao Banco BAI Europa nenhuma responsabilidade pelo seu uso indevido. Memorize os dados necessários para seu acesso, procurando não anotá-los.

NOTA: Em circunstância alguma lhe deverá ser solicitada a Password e a Chave de Confirmação por qualquer funcionário do Banco BAI Europa. Ninguém está autorizado a solicitar sua Password e/ou sua Chave de Confirmação. Não as forneça, em hipótese alguma, e comunique de imediato ao seu gestor (Banco) caso ocorra essa situação.

  • Identificação do Utilizador
  • Password (Senha de acesso) que dá acesso ao BAI Europa directo e respectivos écrans de consulta de informação;
  • Chave de Confirmação (Senha de confirmação), necessária para a realização de todas as operações que impliquem a movimentação de capital. A Chave de Confirmação é composta por sete caracteres numéricos, sendo sempre solicitadas três posições aleatoriamente para cada transacção financeira. A Chave de Confirmação nunca é pedida na totalidade ao utilizador.
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4. Alteração dos dados de acesso

Recomendamos que realize, periodicamente, a alteração da Password e Chave de Confirmação de acesso pois esse procedimento dificultará a acção de terceiros que pretendam descobrir os seus dados de acesso.

Para criar a sua Password e Chave de Confirmação procure não utilizar o seu nome ou nomes de seus familiares. Também não utilize letras ou números repetidos ou sequenciais, telefones ligados a si ou à sua data de nascimento. As senhas deverão ser complexas e não deverão conter informação pessoal do utilizador (aniversário, nomes, etc) que facilmente pode ser inferida por terceiros. Aconselha-se a utilização conjunta de letras (maiúsculas e minúsculas) e números na construção das senhas do utilizador.

 

5. Período de validade dos dados de acesso

A Password e Chave de Confirmação não têm validade definida pelo Banco BAI Europa. É aconselhado ao utilizador que altere regularmente a sua Password e Chave de Confirmação.

 

6. Terminar a sua sessão

Por motivos de segurança, o BAI Europa directo prevê a quebra de ligação automática após 10 minutos de sessão, mas para que tenha a sua segurança garantida, encerre sempre a sessão ao se afastar do computador utilizado, ou ao término da sua utilização.

 

7. Procedimentos de segurança adicionais a adoptar como utilizador

Como utilizador é muito importante garantir que o computador onde acede ao BAI Europa directo não está comprometido. Assim sendo, o utilizador deve garantir regularmente que:
O computador utilizado está seguro e protegido contra vírus (spyware, rootkits, key-loggers, browsers inseguros)
Nunca acede ao BAI Europa directo utilizando links de outros sites
Efectua o fim de sessão (botão sair) sempre que termine a utilização do BAI Europa directo
Preserva com segurança o seu nome de utilizador e as suas senhas, nunca partilhando com ninguém os seus dados.

 

8. Número de tentativas permitidas

O BAI Europa directo permite 3 tentativas de acesso ao sistema no caso dos dados de acesso estarem errados. Se este número de tentativas for excedido, o utilizador ficará bloqueado e terá de contactar o Banco BAI Europa para o desbloqueio.

 

9. Contactos

Caso ocorra alguma dúvida em relação à segurança, aos serviços e funcionalidades do acesso ao BAI Europa directo, por favor entre em contacto com o Banco através dos seguintes meios:

 

Telefone: 00351 213 513 750

Fax: 00351 213 513 757  

Horário: segunda a sexta das 8h30 às 16h30m.

 

ou através do seguinte link.