O Banco Emitente, normalmente sedeado no país do Importador (Ordenador), pode solicitar a um Banco Notificador, normalmente sedeado no país do Exportador (Beneficiário), que notifique este último, informando-o dos termos e condições em que a Carta de Crédito se encontra aberta.
Tipicamente é também solicitado a um Banco Confirmador (que poderá ser o próprio Banco Notificador), que confirme a Carta de Crédito emitida pelo Banco Emitente, comprometendo-se a honrar o pagamento ao Exportador (Beneficiário) do seu crédito na data de maturidade da Carta de Crédito (ou até em data anterior, através de um desconto da mesma*), por conta do Banco Emitente, contra a apresentação dos documentos estipulados na Carta de Crédito e desde que cumpridos todos os termos e condições igualmente nela previstos.
*Quando a Carta de Crédito indica um prazo diferido e/ou caso o beneficiário necessite de um adiantamento mediante a boa apresentação de documentos, pode solicitar o pagamento antecipado dos fundos. Saiba mais em Desconto Comercial.
O BAI Europa pode assumir qualquer uma destas funções, ou seja, actua como Banco Emitente, ou como Banco Notificador, e/ou como Banco Confirmador.