Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Em que acreditamos?

No Grupo BAI acreditamos que só é possível alcançar um verdadeiro desenvolvimento sustentável se os critérios que norteiam as nossas decisões integrarem pressupostos de bem-estar social e sustentabilidade, garantindo um futuro economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

A sustentabilidade financeira bem como a forma que o Banco BAI Europa utiliza os recursos no desenvolvimento da sua actividade são críticos para o negócio.

A transparência, confiança e uma ética inabalável são valores core para o BAI Europa, sob os quais assenta a nossa actividade.

Desde 2012 que implementámos, revimos e nos guiamos sucessivamente por políticas de governança corporativa da maior exigência, transparência e responsabilidade.

Solidariedade Corporativa e Responsabilidade Social

Desde 2012 que o Banco BAI Europa, comprometido com os valores do Grupo, apoia diversas instituições de solidariedade social directa e indirectamente. Acreditamos que a inclusão de todos os membros da sociedade é fundamental para o desenvolvimento dos países onde actuamos e que a responsabilidade das empresas é um pilar fundamental da democracia e da solidariedade.

Esta é uma área de intervenção que tem cada vez mais relevância na nossa sociedade, por esse motivo, no ano de 2022, o Banco apoiou duas Instituições Particulares de Solidariedade Social contribuindo para que promovam acções relevantes para a inclusão social e para o combate à pobreza.

Tal como identificado pela Organização Mundial de Saúde, a depressão é “o mal do Século XXI” e também na área da saúde mental foram desenvolvidas duas iniciativas para promover, dentro e fora da organização, uma cultura de suporte aos temas de saúde mental contribuindo para a redução do estigma associado enraizado na sociedade em geral e responder adequadamente aos problemas de saúde mental dos colaboradores.

Como tal, o BAIE associou-se como membro fundador da MindAlliance em Portugal e disponibilizou um programa de apoio psicológico aos seus colaboradores.

Responsabilidade e Protecção Ambiental

Sustentabilidade não é mais que fazer mais e melhor com menos desperdício e menos necessidade de utilizar recursos que sabemos serem finitos.

Assim, de acordo com as melhores práticas do sector, procuramos activamente reduzir as nossas emissões de gases poluentes e que contribuem para as alterações climáticas, bem como optimizar os recursos que consumimos tais como papel, material electrónicos, entre outros.

Desde o início do ano de 2022 que foi criada uma equipa multidisciplinar para acompanhar, prever, gerir e implementar todos temas relacionados com ESG, tendo alcançado inúmeros objectivos. Actualmente a equipa continua a trabalhar activamente para que futuro seja mais sustentável para todos.

O Futuro

O BAIE tem iniciativas planeadas de forma a responder aos desafios que o planeta e as pessoas nos colocam, e está atento aos mais recentes desenvolvimentos legislativos, económicos, ambientais e humanos.

Como tal, no âmbito da Solidariedade Corporativa e Responsabilidade Social, a nossa estratégia passará por três áreas de intervenção:

  • 1. Saúde Mental: Promover, dentro e fora da Organização, uma cultura de suporte aos temas de saúde mental contribuindo para a redução do estigma associado enraizado na sociedade em geral e responder adequadamente aos problemas de saúde mental dos colaboradores.
  • 2. Educação: Apoiar financeiramente, estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas e que demonstrem mérito no aproveitamento escolar;
  • 3. Combate à Pobreza e Promoção da Inclusão Social: Apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social que promovam acções relevantes para a inclusão social e para o combate à pobreza e que, simultaneamente, demonstrem boa utilização dos fundos atribuídos que o donativo seja comprovadamente canalizado directamente para uma acção de apoio concreta.

No âmbito da Responsabilidade e Sustentabilidade Ambiental destacamos também 3 pilares fundamentais, baseados em evidência científica e nas melhores práticas do sector financeiro:

  • 1. Procurar reduzir activamente as emissões de CO2 e outros gases causadores de efeito de estufa e que contribuem para as alterações climáticas;
  • 2. Responder aos desafios e assumir os compromissos globais relacionados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e Iniciativas Financeiras das Nações Unidas (UNEPFI), de acordo com a realidade do Banco BAI Europa;
  • 3. Promover junto de colaboradores e fornecedores uma cultura de sustentabilidade relacionada com o uso de recursos e com a gestão de resíduos (reduzir ao máximo o uso de materiais descartáveis, reduzir o consumo de papel, gerir a água eficientemente, reciclar, gerir os REEEs, etc);